22/01/2009

A tristeza é o caminho percorrido para encontrar-se a Felicidade!

A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas à tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade.
Ao meu ver ela é uma ferramenta valiosa para avaliação das metas de vida. Porém, muitas pessoas acham que a tristeza é um sentimento negativo, que fragiliza e expõe a personalidade...
Vejo a tristeza como uma bússola que aponta a área emotiva mais afetada.
Sentir-se bem é fundamental para afastar esse sentimento, contudo vejo ser necessário não se deixar cair no egoísmo.
Por esse motivo ligo esse bem-estar também à satisfação alheia. Se não houver a solidariedade, ou seja, a profunda preocupação com o próximo, o "vazio da personalidade" irá expandir-se. A tristeza ocupa este espaço e desmotiva o indivíduo a dar continuidade na busca de qualquer outro valor.
Outro fator que fortemente desencadeia a tristeza é a recusa. A dificuldade em aceitar o "não" torna-se desmotivante e abala a auto-estima. Afinal, quem gosta de ser rejeitado ou sempre ouvir “não”?
Justamente por isso, a rejeição e a incapacidade frente a alguns obstáculos leva a quadros mais sérios e profundos da tristeza.



Interessante... A tristeza tem sua própria cara!

“Quando uma pessoa está triste, percebe-se um certo alongamento na face como se estivesse sendo puxada para baixo. A cabeça pode inclinar-se um pouco em um dos ombros. Além disso, geralmente a pessoa tem o rosto pálido e sem cor. Surgem também rugas horizontais na testa. Os cantos interiores das sobrancelhas se erguem, e as pálpebras superiores podem se abaixar. Unida a esse conjunto, a boca tem os seus cantos levemente caídos. Quando o queixo se eleva fica ainda mais marcante a descida da boca.”



Vejo que antes de tudo, é preciso reconhecer a existência da insatisfação em sua vida para depois buscar como agir.
É preciso coragem e um bocado de amor próprio para enfrentar cada um de seus problemas em vez de fugir deles.
Por mais que queiram, ninguém pode cuidar de sua vida por você e seus problemas não vão desaparecer a menos que você decida resolvê-los!
Sem esforço e compromisso consigo mesmo ficará cada vez mais difícil acreditar que você consegue...
Deixe de lado a crença de que você não é capaz, que é fraco. Você não é!
Investigue o que ocorre dentro de você e em sua vida e prepare-se para escolher um caminho de paz.
É possível, se quiser realmente mudar seus sentimentos, mudar sua vida.
Não demore em fazer algo por você, ou irá escolher continuar como está?
Quero crer que não!


Li algo que uma grande amiga me mandou e se encaixa perfeitamente à este post:
"Não estrague o seu dia! A sua irritação não solucionará problema algum; a sua dor não impedirá que o Sol brilhe sobre os bons e os maus; A sua tristeza não iluminará os caminhos; as suas lágrimas não substituem o suor que você deve converter em beneficio de sua própria felicidade. Aprenda , com a sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito Bem.".


Pensado sobre tudo, que já escrevi neste post, concluo que a tristeza faz parte de todo um processo. Processo este que chamo de “busca pela felicidade”.

Nunca se sabe quanto tempo demorará tal processo, só sei que este só será completo se forem preenchidos certos requisitos...
Encontrar sua felicidade sem, ao longo do percurso, prejudicar ninguém; sem se esquecer de ajudar ao próximo; apagar de sua mente pensamentos egoístas onde sua felicidade se atrela a tristeza de outrem.
Isso são apenas conclusões de alguém que gosta de ler, escrever e vive buscando a felicidade.
Não um momento feliz, mas algo mais duradouro.
Porém, justifico tal entendimento em alguém, digamos que, com maior credibilidade do que eu, uma mera atrevida - afinal tudo que escrevo são pensamentos meus que atrevo-me a dividi-los com vocês.
Seria este alguém Thomas Jefferson, aqui citado por ser redator da “Declaração de Independência dos Estados Unidos da América”.

Qual motivo me levaria a citar tal documento?
Simples, em algo tão importante Thomas Jefferson enumera os direitos dos homens e aqui cito um pequeno trecho que muito chamou minha atenção.

“...todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade. ”.

Apenas um pedaço, porém em diversos momentos Jefferson retoma a falar sobre a procura da felicidade.

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/estados-unidos/declaracao-da-independencia.php
_____________________________________

Desejo que todos encontrem à felicidade, mas nunca se esquecendo e seus pré-requisitos!

Vinicius de Morais - Samba da Benção

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios