20/01/2009

Como minha musicalidade fala mais alto...

Aqui estou para falar sobre um cantor/ator que admiro, adoro e ouço com muita freqüência, digo ouço pois acompanho muito mais seu trabalho como cantor do que como ator.
Suas músicas, tão gostosas de se ouvir, poderiam permanecer todos os dias em meus ouvidos que não me enjoaria.
Gostosas de se ouvir e com um musicalidade própria e peculiar, que hoje encontramos algo parecido - ninguém conseguirá ser o que ele foi - num cantor que fez diversas regravações deste que vim falar, é ele o Michael Bublé, dentre as regravações vale destacar uma "Call me irresponsible".


Mas, o cantor/ator em questão, neste post, é Frank Sinatra.
Sim o Frank, que eu ao longo dos meus 23 anos muito ouviu e muito irei ouvir. Afinal suas canções são eternas e belas!

Um pouquinho de história...
Francis Albert Sinatra nasceu em Hoboken, Nova Jersey, no dia 12 de Dezembro de 1915 e veio à falecer em Los Angeles, no dia 14 de maio de 1998.
Tem como origem seus pais, imigrantes italianos. Casou-se com Nancy Barbato e posteriormente com as atrizes Ava Gardner e Mia Farrow, e com a socialite Barbara Marx, com quem terminou seus dias. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.
Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma por seu trabalho no cinema e outra por seu trabalho na TV americana.
É considerado um dos maiores intérpretes da música no século XX. Sem nenhum treinamento formal, Sinatra desenvolveu estilo altamente sofisticado.
Sua habilidade em criar uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração (recursos vocais normalmente encontrados em ópera), sua manipulação de frases (apenas encontradas em Billie Holiday e Mabel Mercer), o fez chegar bem mais longe que o usual dos cantores pop.
Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh" (1945), "On The Town" (1949), "From Here To Eternity" (1953), com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society" (ambos de 1956), "The Manchurian Candidate" (1962) e "The First Deadly Sin" (1980).
Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito ativo entre meados da década de 1950 e 1960.
Teve seu próprio show de TV durante vários anos e nos anos 90 continuou na ativa em concertos e gravações, onde lançou uma série de duetos, inclusive via satélite, utilizando recursos da mais moderna tecnologia.


Um pouquinho de curiosidade...
Durante quarenta anos, o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, escarafunchou a vida do cantor Frank Sinatra, com o objetivo de verificar se ele se encaixava no perfil dos dois vilões máximos da sua lista: o comunismo e a Máfia.
A ficha de Sinatra, com 1.300 páginas, contém um amontoado de informações inúteis e duas admissões de fracasso: não, nada comprovou que o cantor/ator tenha em algum momento sido comunista; e não, apesar dos amigos suspeitíssimos, nada de criminoso selou sua proximidade com mafiosos notórios, em cuja esfera o rapazinho de família italiana começou a florescer e entre os quais continuou a circular depois de famoso.
Quem chamou a atenção do FBI para Sinatra foi um colunista social famoso na época, Walter Winchell, que, numa carta anônima de 1944, afirmou que o cantor tinha pago 40.000 dólares para se livrar do serviço militar. Era falso. A polícia investigou sua ficha médica e descobriu que ele escapou do Exército (e da frente de combate na II Guerra) por ter o tímpano perfurado e sofrer de "instabilidade mental".
Sinatra, já cantor famoso e assediado por fãs histéricas, declarou "ser neurótico, ter medo de multidões e vontade de correr quando se vê cercado de pessoas". Na época, porém, o que mais interessou ao FBI foi seu apoio a campanhas que cheiravam a comunismo, como a "Cruzada americana pelo fim dos linchamentos". Tanto pegaram em seu pé que, em 1950, Sinatra mandou, por um intermediário, uma prova de patriotismo: oferecia-se a espionar os colegas artistas para o FBI. Oferta recusada.
O grosso da investigação concentra-se na propalada ligação de Sinatra com a Máfia. Constam dos arquivos fotos do cantor com mafiosos, bem como registros de viagens e festas com Sam Giancana e outros chefões. Fala-se na suspeita de envolvimento em contrabando de dinheiro e em tentativa de extorsão. "Tudo o que Sinatra faz tem o dedo de Giancana", diz um dos informantes da polícia. Mesmo assim, os agentes federais não acharam meio de acusá-lo formalmente. Na década de 80, com Hoover morto, o FBI reformulado e Sinatra havia muito consagrado como lenda em todo o planeta, o arquivo enfim foi encerrado.
_________________________________________________

Dentre todas suas canções - e olha que são inúmeras - escolhi uma bem conhecida, que está dentre minhas prediletas.
Ouçam, vale muitíssimo à pena!


Frank Sinatra - My Way



Meu Jeito

E agora o fim está próximo, então eu encaro o desafio final
Meu amigo, eu vou falar claro
Eu irei expor meu caso do qual tenho certeza
Eu vivi uma vida que foi cheia, eu viajei por cada e todas as rodovias
E mais, muito mais que isso, eu fiz do meu jeito
Arrependimentos, eu tive alguns
Mas então, de novo, tão poucos para mencionar
Eu fiz, o que eu tinha que fazer e eu vi tudo, sem exceção
Eu planejei cada caminho do mapa, cada passo, cuidadosamente, no correr do atalho
Oh, mais, muito mais que isso
Eu fiz do meu jeito
Sim, teve horas, que eu tinha certeza
Quando eu mordi mais que eu podia mastigar
Mas, entretanto, quando havia dúvidas eu engoli e cuspi fora
Eu encarei e continuei grande e fiz do meu jeito
Eu amei, eu ri e chorei
Tive minhas falhas, minha parte de derrotas
E agora como as lágrimas descem
Eu acho tudo tão divertido
De pensar que eu fiz tudo
E talvez eu diga, não de uma maneira tímida
Oh não, não eu
Eu fiz do meu jeito
E pra que é um homem, o que ele tem
Se não ele mesmo, então ele não tem nada
Para dizer as coisas que ele sente de verdade
E não as palavras que ele deveria revelar
Os registros mostram que eu recebi as desgraças
E fiz do meu jeito
_________________________________________________


Vale à pena visitar:

7 comentários:

d. disse...

olha soh!
um post diferente daquilo q costumamos ver por aqui....
gostei d ler sobre o tiozinho das musicas q tem o dom de emocionar...

delicia scutar my way!!!!

como sempre, o bom gosto dessa minha amiga dispensa elogios...
__

Lili Pink disse...

Engraçado!!!
Depois de ouvir e falar contigo sobre ele hj à tarde, deu uma vontade de escrever...
E olha no que resultou: mais um post!!!
Eu e minhas músicas que fazem todos desconfiar que tenho 23 aninhos... Hahahaha.
Adoroooooo!!!

Anônimo disse...

levei um susto por que achei que a dari que havia escrito sobre o sinatra!!!
era so o que estava faltando pra eu realmente nao entender essa menina!

mas parabens pelo gosto refinado dona lili pink!

tenho que contar que agora gosto de passar por aqui e espiar as coisas de voces.

quero so ver se a dari vai escrever que depois de morar a vida toda no meio dos morros, ela nao me deixou ir por uma descida com medo de cair no rio...
se ela nao contar eu volto e conto!

aaaaaaaaaah e vou aproveitar pra dizer pra lili e pra mila que depois de uma taça de vinho ela dizia que so faltava voces duas aqui pra ela ficar mais contente!
a amizade deve ser muito forte mesmo.

ate meu sograo, o seu dario, disse que la na casa dele os irmaos dela ja conhecem voces! sao da familia ja... kakakakak

abraço

rob memberg

Lili Pink disse...

Obrigada pelo elogio!!!
E sempre q passar deixe sua opinião... ;)

Sim realmente nossa amizade é mto massa!!!
Sinto como se fosse-mos amigas de infância!!!

Maninhas de S2!!!

Ps. Vc tem q ver ela bebendo Mojito num Bistrô!!! Hahahaha.

Beijinhusss...

Chicletinha disse...

Sim, agora os comentarios saum uma specie de 'livro de historias da Dari'? Risos.
Gosto de saber que o Roberto passou por aqui, mas chamar meu papai de 'sogro' eh praticamente um erro, se considerar q t vejo como um irmao, o mais velho, aquele q nunca tive!
Star em um bistro com a Lili era td q eu mais precisava agora. Tah... poderia ser num boteco de squinha ou entao no Masp mesmo. Eu soh precisava dar boas risadas, uma boa cia.
Eh legal chegar e aqui e lembrar q tenho boas pessoas ao meu redor, q leem as coisas, as vzs imcompreensiveis, q a gnt screve...
Jah to vendo esse 'cantinho' como uma specie de diario, terapia bloquiana mesmo, como diz Lili.
Desde ontem a noite ateh a alguns minutos atras, assisti o mesmo filme, vez apos vez...Me senti uma adolescente boba chorando em cenas romanticas abraçada às almofadas.
Senti vontade de fugir.
Liguei pro Rob, jah q ele eh o unico homem q tbm chora em meio as almofadas. Mas foi em vao, naum me atendeu.
A lili naum stah on line pra aguentar meu momento 'foça'.
Restou fuçar por aqui e desabafar com a tela do pc mesmo. Ai q depressivo isso! Urgh! Scutar sinatra e comentar no meu proprio blog saum sintomas d q heim?

Anônimo disse...

1-aposto q voce nao se importa que contemos suas historias
2-teu pai pode nao ser meu sogro, mas que teu irmao me chama de cunhado, isso chama
3-a hora que ligou que eu estava ocupado e nao podia atender -tofazendo ciumes- kakakakak. O celular tava na loja e eu estava na rua. Desculpe.E onde esta nesse exato momento que nao esta em casa e que atende o celular?
4-por falar que tava depre abraçada nas almofadas, agora to preocupado. Alguem me ajuuuuuuuuude a encontrar essa menina. Kakakaka

Nao sei se vai ler isso ainda hoje, mas minha irma quer te ver, passo ai de noite depois da reuniao.

Lili, essa bebida que voce falou, ela tomou mais que dois copos?


r.m

Lili Pink disse...

É Roberto, confesso que não passou de um como.
E sei que isso não é nada comparado a litros e litros de vinhos bebidos por Dari todas as noites...

Preciso mto fazer uma observação sobre o comentário que a Dari deixou...
Quem diria que a moçinha que conheci, aquela que demostrava ser uma fortaleza. Iria aos poucos revelar-se!!!
Hoje pra mim é normal, mas logo que nos conhecemos jamais imaginaria tal cena: "Dari agarrada com um almofada, vendo um filme adolescente de histórinha romântica e chorando..."

Hehehehe.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios